sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Confira cuidados que as grávidas devem ter

Médicos aconselham atenção ao sol e à alimentação

Gravidez não é motivo para impedir uma viagem de fim de ano ou de férias, mesmo se o destino escolhido for distante e a gestação, avançada. Entretanto, ginecologistas alertam para cuidados com alimentação e exposição ao sol, por exemplo, assim como para algumas restrições.
Durante viagens longas de carro, ônibus ou avião, a gestante deve procurar se exercitar para ativar a circulação das pernas.
De carro, pode viajar tranquilamente até o nono mês. Fazer caminhadas, de cinco a dez minutinhos, a cada hora é suficiente. O cinto de segurança não deve cobrir o abdome, somente a região pélvica. A gestante pode passar o braço por fora do cinto e, para se resguardar de possíveis traumas na barriga, posicionar um travesseiro diante do abdome.
Quem optar por avião, deve antes passar no médico. As companhias costumam exigir um atestado a partir do sétimo mês, com data, trecho e tempo de voo máximo permitido. A fim de assegurar o embarque, vale providenciar o documento já a partir do quinto mês.
A cada 1h30 de voo, é recomendado que as gestantes não descuidem da hidratação, tomando uma garrafinha de água, cerca de 350 ml.
Não há restrições quanto a viagens de avião, mas a mulher não deve embarcar se notar sangramento. De acordo com especialistas, gestantes com hipertensão, que tenham sangramentos ou sofram risco de aborto devem ficar em casa para repouso.
Na hora de fazer as malas, as grávidas não podem esquecer remédios contra cólica, enjôo, náusea e dor de cabeça. A carteirinha do pré-natal ou o relatório médico da última consulta é indispensável. Longe de casa, a gestante também deve se informar previamente sobre os hospitais da região.
Na viagem, as gestantes devem evitar comidas às quais não esteja habituada e priorizar frutas e saladas. O ideal é comer pouco, mas sempre, para não ficar com enjôo.
As grávidas estão mais predispostas a desenvolverem manchas na pele, por isso, a orientação é usar protetor solar com fator acima de 15 e exposição ao sol somente até as 9h e a partir das 16h, considerando o horário de verão.
Fonte: G1

Nenhum comentário: